30 junho 2015

Ciclo de eventos lembra os 21 anos da erradicação da pólio

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove no dia 7 de julho, às 10h, a palestra História da Poliomielite e da Síndrome Pós-Pólio na Espanha, que será ministrada pelo médico e historiador Juan Antonio Sanchez, da Universidade de Salamanca (Espanha). O evento acontece no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio (Av. Brasil, 4036 – Prédio da Expansão – Sala 401).
A palestra é a primeira atividade do ciclo de eventos Pólio Nunca Mais: 21 Anos da Erradicação da Poliomielite no Brasil, que acontece de julho a outubro. Realizados para comemorar o fim da transmissão dos vírus selvagens da doença no País e lançar um olhar sobre o processo histórico que resultou no seu controle, os eventos visam discutir o combate à pólio no Brasil, a partir de uma perspectiva global.
Sanchez apresentará seus estudos recentes e traçará paralelos entre a experiência espanhola e a portuguesa na erradicação da enfermidade. Ele também vai analisar a luta política dos portadores da síndrome pós-pólio na Península Ibérica para que a doença seja reconhecida como tal. O professor discutirá ainda possibilidades metodológicas e teóricas para o campo da História das Doenças e da Saúde Pública.
Doença infecciosa cujas sequelas marcaram para sempre suas vítimas, principalmente as crianças, a poliomielite foi considerada erradicada do Brasil pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 29 de setembro de 1994 depois de um longo processo que envolveu diversos atores e instituições brasileiras e internacionais.
Confira a programação completa:
Pólio Nunca Mais: 21 Anos da Erradicação da Poliomielite no Brasil
7 de julhoPalestra: História da Poliomielite e da Síndrome Pós-Pólio na Espanha
Juan Antonio Rodriguez Sánchez, Universidade de Salamanca (Espanha)
20 de agostoEncontro às Quintas: As epidemias de pólio nos EUA nos anos 1916-1917
Naomi Rogers, Universidade Yale (Estados Unidos)
22 de setembroPalestra: A experiência da erradicação da pólio na Ásia Central
José Fernando de Souza Verani, Ensp/Fiocruz
Outubro (data a ser definida)Seminário e exposição: Pólio Nunca Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário