10 junho 2018

Detectado poliovírus vacinal, Sabin tipo 3, em um caso de paralisia flácida aguda (sob investigação) na Venezuela


Em 7 de junho de 2018, o Ponto de Contato Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) recebeu um relatório não oficial sobre a deteção de vacinas contra o poliovírus, Sabin tipo 3, em uma amostra de um paciente  Venezuelano com paralisia flácida aguda (AFP). Nesse mesmo dia, foi solicitada verificação ao Centro Nacional de Ligação (CNE) para o RSI da Venezuela.
Em 8 de junho de 2018, a OPAS / OMS recebeu informações atualizadas. Em particular, é uma criança de 2 anos e 10 meses de idade, sem histórico de vacinação, residente de uma comunidade indígena sub-imunizada no Delta Amacuro, na Venezuela. A criança começou a paralisia em 29 de abril de 2018 e em 31 de maio a paralisia flácida de um membro inferior persiste. Um tipo de poliovírus 3 vacina Sabin foi isolado e digitado pelo Laboratório Nacional de Referência, National Institute of Hygiene "Rafael Rangel" (INHRR) nesta amostra recolhida em 30 de abril paciente. As amostras serão enviadas ao laboratório de referência regional para sequenciamento e confirmação dos achados virológicos. Outras crianças da mesma comunidade foram vacinadas em abril com a vacina oral antipólio bivalente.
A pesquisa de campo em andamento identificou uma menina de 8 anos, residente da mesma comunidade e com histórico vacinal de pelo menos uma dose de tOPV (vacina trivalente contra poliomielite oral), que apresenta flacidez em um membro inferior. Até o momento, a busca ativa por casos de AFP realizados na comunidade não identificou casos mais compatíveis.

Nota da OPAS / OMS

A investigação está em andamento e a OPAS / OMS compartilhará atualizações na medida em que as informações estejam disponíveis.

A OPAS / OMS reitera aos Estados Membros a importância de alcançar e manter uma cobertura de vacinação contra pólio de mais de 95% em cada distrito ou município. Também reitera a necessidade de manter uma vigilância epidemiológica de alta qualidade e atualizar os planos nacionais de resposta aos surtos de poliovírus.

Referências

1. Relatório final da 3ª reunião ad hoc do GTA. Reunião ad-hoc virtual, 19 de março de 2018. Disponível em: https://bit.ly/2Jqm5TX

2. Boletim Semanal da Pólio 2018. Disponível em: https://bit.ly/2JtxKkU

Nenhum comentário:

Postar um comentário