28 junho 2018

Um caso de pólio em Papua Nova Guiné detectado, a OMS decreta o surgimento de uma epidemia.




Le Monde |  

A doença foi encontrada em várias crianças, dezoito anos após seu desaparecimento no Pacífico ocidental.
Autoridades em Papua Nova Guiné disseram na segunda-feira (25 de junho) estarem "profundamente preocupadas" com um caso confirmado de pólio " e o fato de que o vírus está circulando" naquele estado do Pacífico. "Nossa prioridade imediata é responder e evitar que mais crianças sejam infectadas", disse Ministro da Saúde, Pascoe Kase.
Um caso confirmado da doença foi encontrado em um menino de 6 anos da província de Morobe com fraqueza nos membros inferiores. A doença foi detectada no final de abril e a paralisia associada ao vírus foi confirmada em maio.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA explicaram que o vírus também estava isolado nas fezes de duas crianças saudáveis ​​da mesma localidade; o que "é uma epidemia", segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Último caso em 1996
A poliomielite, que pode ser prevenida por uma vacina, é uma doença infecciosa causada por um vírus que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em questão de horas. Afeta principalmente crianças pequenas.
O último caso foi em 1996. Papua foi declarada livre da pólio em 2000, ao mesmo tempo que o resto da região do Pacífico ocidental.
Segundo a OMS, a cobertura de vacinação contra a poliomielite é baixa na província de Morobe, na costa norte. Apenas 61% das crianças recebem as três doses recomendadas.
O número de casos de poliomielite no mundo caiu mais de 99% desde 1988, quando foi estimado em 350 mil, em comparação com 22 casos em 2017, de acordo com a OMS. Apenas três países - Afeganistão, Nigéria e Paquistão - estiveram em março em sua lista de países onde a pólio é endêmica.
https://www.lemonde.fr/international/article/2018/06/26/un-cas-de-polio-en-papouasie-nouvelle-guinee-detecte-l-oms-decrete-l-apparition-d-une-epidemie_5321299_3210.html?utm_campaign=Echobox&utm_medium=Social&utm_source=Facebook#Echobox=1530001707

Nenhum comentário:

Postar um comentário