24 dezembro 2021

CID-11 Classificação Internacional de Doenças entra em vigor no próximo dia 01 de janeiro de 2022.

 

 

A partir do dia 1 de janeiro de 2022 entra em vigor a nova classificação internacional de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), a CID 11.

A alteração aconteceu em uma conferência da organização em 2019, mas o documento entra em vigor a partir do próximo ano. Para promover as alterações no documento, a OMS se baseia em estatísticas e tendências da saúde.

A Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde, mais conhecida como CID, é uma das principais ferramentas epidemiológica do cotidiano médico. A principal função do CID é monitorar a incidência e prevalência de doenças, por uma padronização universal das doenças, problemas de saúde pública, sinais e sintomas, queixas, causas externas para ferimentos e circunstâncias sociais, apresentando um panorama amplo da situação em saúde dos países e suas populações.

Assim tanto a Sequela de Poliomielite como Síndrome Pós Poliomielite têm nova classificação junto ao CID-11.

Código CID-10: B91 Sequelas de poliomielite.

Descrição: Poliomielite.

Sinônimo: Infecção pelo Vírus Causador da Poliomielite; Paralisia Infantil; Pólio; Poliomielite não Poliovírus; Poliomielite Pré-Paralítica.

Definição: Doença infecciosa aguda em humanos, particularmente crianças, causada por qualquer um dos três sorotipos do POLIOVÍRUS humano. Normalmente, a infecção é limitada ao trato gastrointestinal e nasofaringe e é frequentemente assintomática. O sistema nervoso central, principalmente a medula espinhal, pode ser afetado, levando a uma paralisia rapidamente progressiva, FASCICULAÇÃO grosseira e hiporreflexia. Os neurônios motores são afetados inicialmente. Também, pode ocorrer a encefalite. O vírus se replica no sistema nervoso e pode causar perda neural significativa, marcadamente na medula espinhal. Uma condição correlata rara, a poliomielite que não é originada por Poliovírus, pode resultar de infecções por enterovírus que não são Poliovírus. (Tradução livre do original: de Adams et al., Principles of Neurology, 6th ed, pp764-5).

Descrição: Poliomielite Bulbar.

Definição: Forma de poliomielite paralítica que afeta neurônios do BULBO do tronco encefálico. Entre as características clínicas estão dificuldade respiratória, HIPERTENSÃO, alterações do controle vasomotor e disfagia. A fraqueza e a atrofia dos membros e tronco, estão normalmente associadas devido ao envolvimento da medula espinhal. (Tradução livre do original: de Adams et al., Principles of Neurology, 6th ed, p765).

 

Código CID-11: 1C81 Poliomielite aguda

Descrição: Uma doença do sistema nervoso, causada por Poliovírus humano. Esta doença geralmente apresenta febre, dor de garganta, dor de cabeça, vômitos ou rigidez do pescoço e das costas. Esta doença pode apresentar um aparecimento agudo de paralisia flácido. A transmissão é comumente pela rota fecal-oral ou contato direto. A confirmação é pela identificação de Poliovírus em uma amostra fecal ou por uma punção lombar.

 

Código CID-10: G14 Síndrome Pós Poliomielite.

Inclusão: Síndrome Mielítica Pós Poliomielite.

Definição: A inclusão da Síndrome Pós Poliomielite na CID-10 em 2008 se dá 133 anos após a primeira descrição clínica feita por Jean Martin Charcot em 1875.

A Síndrome Pós Poliomielite é uma síndrome clínica caracterizada por nova fraqueza muscular em musculatura previamente afetada ou não, acompanhada ou não de fadiga muscular, dor muscular e articular. Outros sintomas podem estar presentes como: intolerância ao frio, alteração do sono, dificuldade respiratória, disfagia e disfonia. Por estarem os quadros clínicos e histológico intimamente relacionados com disfunção dos neurônios motores inferiores, a Síndrome Pós Poliomielite encontra-se na categoria das doenças do neurônio motor, classificada como síndrome do neurônio motor inferior de forma esporádica. Cerca de 30 a 40 anos após a poliomielite aguda ocorre a instalação de nova fraqueza muscular na média em 60% nos casos paralíticos e em 40% nos casos não paralíticos.

WHO-FIC 2005/B.6-5 - URC Submissions 2005 Final Round v2 - Tokyo, Japan - 16-22 October 2005.

Código CID-11: 8B62 Atrofia Muscular Progressiva Pós Poliomielite

Inclusão: Síndrome Mielítica Pós Poliomielite

Descrição: Os critérios para diagnósticos da atrofia muscular progressiva pós-poliomielite (AMPPP) são: uma história crível de poliomielite com recuperação parcial da função, um período mínimo de 10 anos de estabilização e o subsequente desenvolvimento da fraqueza muscular progressiva. Podem ser vistos sintomas de fraqueza, atrofia e fadiga de músculos anteriormente afetados. Esses sintomas também podem ser notados recentemente em músculos que aparentemente não foram afetados pelo episódio da poliomielite. Cãibras musculares e fasciculações podem acompanhar a nova fraqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário