A Atrofia Muscular Progressiva Pós-Poliomielite, também conhecida como Síndrome Pós-Poliomielite (SPP), é uma desordem neurológica que se manifesta em indivíduos que tiveram poliomielite, após, em média, 15 anos ou mais.
O que é a Síndrome Pós-Poliomielite?
A SPP é uma condição que pode se desenvolver muitos anos após a infecção inicial pela poliomielite. A principal característica da síndrome é a perda das funções musculares que tinham permanecido estabilizadas no intervalo entre a recuperação e o aparecimento dos novos sintomas.
Sintomas da SPP
Os principais sintomas da SPP incluem:
Fraqueza muscular progressiva
Fadiga
Dores musculares e nas articulações
Atrofia muscular
Dificuldade de deglutição e respiração
Em pacientes que tiveram poliomielite paralítica, fadiga muscular e diminuição da contratura, frequentemente acompanhada por fraqueza, fasciculação e atrofia, podem se desenvolver anos ou décadas mais tarde, em particular em pacientes mais idosos e naqueles mais gravemente afetados no início.
Causas da SPP
A causa da SPP pode estar relacionada com a perda adicional de células do corno anterior da medula, em razão do envelhecimento de uma população de neurônios já depletados por infecções prévias por poliovírus.
Tratamento da SPP
O tratamento da síndrome pós-poliomielite é de suporte. Isso pode incluir fisioterapia, terapia ocupacional, uso de dispositivos de assistência (como muletas ou cadeiras de rodas), e medicamentos para controlar os sintomas.
Conclusão
A Atrofia Muscular Progressiva Pós-Poliomielite é uma condição complexa que requer uma abordagem de tratamento abrangente e individualizada. Embora não haja cura para a SPP, os sintomas podem ser gerenciados efetivamente com o tratamento adequado. É importante que os indivíduos com SPP trabalhem em estreita colaboração com sua equipe de saúde para desenvolver um plano de tratamento que atenda às suas necessidades específicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário