13 novembro 2023

Poliomielite x Síndrome Pós Poliomielite (Atrofia Muscular Progressiva Pós Poliomielite)

 

A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus. O vírus pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. Em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A poliomielite pode ser prevenida por meio da vacinação.

Por outro lado, a síndrome pós-poliomielite (SPP) é uma desordem neurológica que acomete pessoas que, pelo menos 15 anos antes, foram infectadas pelo vírus da poliomielite e desenvolveram uma forma aguda ou inaparente da doença. A principal característica da síndrome é a perda das funções musculares que tinham permanecido estabilizadas no intervalo entre a recuperação e o aparecimento dos novos sintomas.

Portanto, a principal diferença entre as duas condições é que a poliomielite é uma infecção aguda causada pelo poliovírus, enquanto a síndrome pós-poliomielite é uma condição que pode se desenvolver muitos anos após a infecção inicial pela poliomielite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário