20 julho 2011

Poliomielite

A poliomielite é uma doença viral infecciosa altamente contagiosa que se transmite através de alimentos e água contaminados, fezes ou contato direto com o doente. No Brasil e em muitos países a doença foi erradicada graças aos esforços de organizações de saúde para vacinação em massa da população. Entretanto, em algumas localidades como países africanos e Índia, a poliomielite ainda é endêmica.
O vírus causador da doença, conhecido como poliovirus, é um enterovirus com genoma de RNA. Depois de infectado, o período de incubação dura de 3 dias a pouco mais de 1 mês. O vírus então percorre um longo caminho que pode atingir órgãos como o cérebro, coração e fígado. Os principais grupos de risco para a doença são de pessoas que não se vacinaram ou que viajam para localidades onde a doença é endêmica.
Na maioria dos casos, a doença é assintomática e se resolve sem grandes problemas. Em alguns casos, o paciente pode apresentar sintomas leves, conhecido como Doença Menor, meningite asséptica ou ainda paralisia, conhecida como Doença Maior. O diagnóstico é feito pela história clinica do paciente e com base na observação dos sintomas. A confirmação pode ser feita por testes específicos, como o PCR.
A paralisia é uma das maiores complicações da doença e pode levar a deformidades dos membros e juntas. Algumas complicações são decorrentes da chamada síndrome pós-poliomielite e incluem pneumonia, quedas e intensa fadiga. A doença não tem cura e a melhor forma de prevenir é através da vacinação.
É importante que a pessoa com paralisia devido à poliomielite procure sempre apoio profissional, de amigos e familiares. Fisioterapeutas e psicólogos são fundamentais para o acompanhamento do paciente e sua adequação à sociedade. Fique sempre atento ao calendário de vacinas da sua cidade para não perder nenhuma dose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário