22 setembro 2012

ANALISAR QUALITATIVAMENTE OS EFEITOS DE UM PROGRAMA DE TRATAMENTO QUE UTILIZE O DAOYIN QIGONG PARA PACIENTES COM SÍNDROME PÓS POLIOMIELITE.


 

 

 

FERNANDINA MARQUES DE OLIVEIRA

JAQUELINE DA SILVA SANTOS

Orientador: Prof. Paulo Eduardo Ramos

Co-orientadora: Ms. Gislaine Cristina Abe

Presidente da banca: Prof. Dr. Acary Souza Bulle Oliveira

 

A síndrome pós-poliomielite destaca-se dentre os efeitos tardios da poliomielite, sendo classificada como neuroniopatia motora, em virtude de os quadros clínicos e histológicos estarem intimamente relacionados com disfunção dos neurônios motores inferiores. Buscando novos métodos de intervenções terapêuticas adequadas na Síndrome Pós Pólio, dentre as técnicas utilizadas pela Medicina Tradicional Chinesa, o Daoyin Qigong, sequência de exercícios, estáticos ou dinâmicos, focado na respiração, estimula e enfoca aos indivíduos, os princípios e métodos para o autocuidado, efetuando mudanças no estilo de vida e reduzindo a carga metabólica excessiva sobre os músculos, mas principalmente despertar a consciência aos mesmos quanto ao processo saúde/doença, convidando-os e instigando-os a participar ativamente, no seu processo de transformação, sendo a escrita, uma ferramenta, para registro dos próprios acontecimentos.

Objetivo: Analisar qualitativamente os efeitos de um programa de tratamento que utilize o Daoyin Qigong para pacientes com Síndrome Pós Poliomielite.

Método: Participaram do estudo 6 pacientes com diagnóstico de Síndrome Pós-Poliomielite, que praticaram a técnica dos 8 movimentos do Daoyin Qigong 3 vezes por semana, durante 3 meses, e descreveram seus relatos nesse período para obtenção dos dados qualitativos.

Resultados:  6 indivíduos relataram sensações corporais durante e ao longo da prática (100%), 4 mudanças no hábitos alimentares (66,6%), 5 relataram começaram a sonhar e ter lembrança os mesmos (83,3%), 2 notaram mudanças comportamentais (33,3%) e 2 notaram mudanças nos aspectos emocionais (33,3%),5 indivíduos relataram melhoras na motilidade do intestinos  (83,3%), 2 relataram sensações de calor e aumento da sudorese (33,3%), 2 relataram gosto amargo na boca (33,3%) e 2 obstrução nasal (33,3%). Conclusão: Foram encontradas alterações dos pacientes com Síndrome Pós Poliomielite, no decorrer de 12 semanas de prática com exercícios de Daoyin Qigong tais como: aumento da sensação e percepção corporal, regularização do intestino, mudança nos hábitos alimentares, uma melhora na qualidade do sono e sonho, aumento do calor corporal, mudanças de comportamentos.   Outros achados menos relevantes, presentes na população foram: obstrução nasal, gosto amargo na boca.

Palavras chave: Síndrome Pós Poliomielite, Qigong, Medicina Tradicional Chinesa.

 

1.       INTRODUÇÃO

 

A síndrome pós-poliomielite (SPP) destaca-se dentre os efeitos tardios da poliomielite, sendo classificada como neuroniopatia motora, em virtude de os quadros clínicos e histológicos estarem intimamente relacionados com disfunção dos neurônios motores inferiores (NMI). O poliovírus causa danos e morte dos neurônios motores do corno anterior da medula, o que resulta num quadro de sinais e sintomas musculoesqueléticos e/ou nova fraqueza e atrofia muscular progressiva (AMP) ou a combinação dos sintomas musculares e AMP.

A fim de minimizar ou solucionar possíveis efeitos incapacitantes decorrentes das deficiências causadas pelo aparecimento das novas sequelas, somadas às deficiências primárias provocadas pela poliomielite anterior aguda (PAA), levando a grandes restrições, além das repercussões psicológicas causadas por novas e imprevistas deficiências e/ou incapacidades, interferindo no desempenho tanto das atividades da vida diária como da vida prática e profissional, refletindo diretamente na qualidade de vida.

A medicina tradicional chinesa (MTC) é uma prática de saúde oriental que aval que avalia os aspectos físico, mental, espiritual e ambiental do homem, bem como o seu processo de   adoecimento, contém conhecimentos valiosos e pouco comuns para os profissionais de saúde do mundo ocidental. Na investigação diagnóstica, o interrogatório inclui questionamentos sobre espiritualidade, investigação da natureza e funcionamento dos órgãos e sistemas, associados aos exames peculiares da língua e do pulso radial, que são utilizados para elaboração dos programas de tratamento e, acompanhamento prognóstico.

Buscando novos métodos de intervenções terapêuticas adequadas na SPP, dentre as técnicas utilizadas pela MTC, o Daoyin Qigong, sequência de exercícios, estáticos ou dinâmicos, focado na respiração, estimula e enfoca aos indivíduos, os princípios e métodos para o autocuidado, efetuando mudanças no estilo de vida e reduzindo a carga metabólica excessiva sobre os músculos, mas principalmente despertar a consciência aos mesmos quanto ao processo saúde/doença, convidando-os e instigando-os a participar ativamente, no seu processo de transformação, sendo a escrita, uma ferramenta, para registro dos próprios acontecimentos (autobiografia), uma forma de tomada de consciência e uma possibilidade de mudança interna.

 

1.1   Objetivo

 

Analisar qualitativamente os efeitos de um programa de tratamento que utilize o Daoyin Qigong para pacientes com Síndrome Pós Poliomielite.

 

2.       REVISÃO DA LITERATURA

2.1   Medicina Tradicional Chinesa

 

A medicina oriental, em particular a Medicina Tradicional Chinesa, apresenta um enfoque etiopatogênico diferente da Medicina Ocidental. A Medicina Ocidental desenvolveu uma propedêutica energética capaz de detectar e consequentemente, tratar desequilíbrios sutis ao corpo energético do indivíduo antes que esses se materializem em doenças orgânicas. Além desse aspecto preventivo, o arsenal terapêutico oferecido pela MTC é eficaz o bastante para reverter condições patológicas.

É um sistema completo baseado no conhecimento de nossa mente, espírito e corpo. Ela adota princípios do Taoísmo, sistema filosófico chinês, baseado na interação entre o homem e o meio ambiente. Esse sistema vem sendo usado por mais de 2000 anos. Fundamentada no conceito filosófico taoísta de integridade e unidade do organismo humano em si e a unidade maior do ser humano com a natureza, ela representa a condição vital para nossa sobrevivência.

Segundo a MTC, as desarmonias ou desequilíbrios podem ser verificados através de sinais físicos e psíquicos, já que ambos os aspectos pertencem à mesma unidade. Esses sinais servem de base diagnóstica para se conhecer a causa inicial dos desequilíbrios. Os sinais e sintomas são classificados, agrupados e direcionam a hipótese diagnóstica para conclusões a respeito do que, na MTC é denominado causas externas, internas ou nem internas e externas. Poder-se-ia dizer, ainda, que o desequilíbrio entre homem-cosmos poderia levar a um desequilíbrio físico-psiquico, em que um influencia o outro, causando sofrimento.

A MTC sustenta a integração do organismo vivo no macrocosmo com o qual esse entretém ligações intercondicionais. Do ponto de vista filosófico, uma perfeita semelhança com a teoria dos sistemas, segundo a qual todo sistema se encontra numa ligação de interdependência com o macrossistema do qual ele deriva, e a perturbação de um provoca reflexos na funcionalidade do outro. A permanência das formas materiais, energéticas ou informacionais, com a translação recíproca de uma forma na outra. Compreendendo o ser humano como uma unidade menor (microcosmos) dentro de uma unidade maior (macrocosmos), sendo um influenciado pelo outro, e vice-versa, no qual o primeiro faz parte incondicional do segundo e contribui para a evolução do todo.

Na medicina chinesa, as atividades fisiológicas são explicadas a partir do movimento e da contínua transformação do Qi, cujas principais funções são: ativar e promover o crescimento e desenvolvimento do corpo humano, dos órgãos internos e dos meridianos; governar a circulação do Xue (sangue) e controlar a distribuição dos líquidos orgânicos; promover e ativar os processos de transformação metabólica do organismo, inclusive de transformação dos alimentos ingeridos e do ar inalado, para formar sangue e líquidos orgânicos; aquecer o corpo, mantendo a temperatura adequada; proteger o organismo das invasões de fatores patogênicos externos; manter a anatomia das estruturas orgânicas e dos órgãos internos.

A MTC ensina que o mental e o físico tem a origem na mesma essência, que, em sua manifestação maior, se apresenta como corpo físico (Yin), e em sua manifestação menor, como mental-Yang. Trata-se, pois, da mesma energia em níveis diferentes, podendo-se concluir que há uma interação total entre esses aspectos do homem e, portanto, as atividades

Mentais  dependem de energia dos órgãos, do mesmo modo que, reciprocamente, influenciam

a energia do físico.

 

2.1.1          Fatores de Adoecimento

 

Na medicina ocidental, a doença é vista como resultante de um fator patogênico, já na MTC, a doença é um produto comum de ambos: fatores patogênicos e desajustes no corpo. O diagnóstico proposto pela MTC foca muito mais na resposta do organismo aos fatores patogênicos, do que aos próprios mecanismos patológicos.

O processo de adoecimento leva em consideração o equilíbrio dinâmico de corpo, mente, espírito, ambiente, considerando o fluxo harmônico do Qi, dos aspectos Yin e Yang, e obedecem às transformações geradas pelos “cinco elementos ou movimentos”. Esse equilíbrio

é individual e dinâmico, sofrendo modificações ao longo da vida.

Esse estado de saúde pode sofrer alterações devido aos fatores patogênicos, que são classificados em: causas internas, externas ou “mistas”, que são as que não se encaixam, conceitualmente nas categorias anteriores. Causas internas são as cinco emoções ligadas aos cinco órgãos, que obedecem aos cinco movimentos: raiva – Fígado (movimento Madeira), medo – Rim (movimento Água), tristeza – Pulmão (movimento Metal), preocupação – Baço (movimento Terra), alegria – Coração (movimento Fogo). As causas externas são denominadas Xieqi ou energia perversa, são elas: fatores climáticos (vento, umidade), variações de temperatura (frio, calor) e agentes virais e bacterianos.

As causas “mistas” são os traumatismos, picadas, envenenamentos, alimentação inadequada, etc.

Portanto, podemos inferir que a visão da MTC não é linear, de causa e efeito, como na medicina ocidental, e sim sistêmica, ou seja, é a combinação do conjunto de vários fatores que

levam ao processo de adoecimento, associado à determinada predisposição individual, frente

ao estado de desequilíbrio vigente.

Segundo Telesi (2002), os fatores de adoecimento são da seguinte forma: 6 excessos ou fatores externos que são: vento, calor, frio, umidade, secura e a canícula, fatores que quando em excesso, invadem o organismo e são denominados de Qi perverso. 5 emoções e 7 sentimentos ou fatores internos, representam modificações do espírito em relação à percepção do meio ambiente, portanto é resultado da interação de fatores externos e internos. Os estados emocionais são determinantes na qualidade do ZhenQi ou Qi correto, que

representa  o equilíbrio interno das energias (Qi).

Fatores não externos e não internos incluem acidentes com lesões, fadiga, envenenamentos, má alimentação e etc.

Para o fortalecimento do ZhenQi a MTC considera quatro posturas necessárias: respirar corretamente, movimentar-se corretamente, alimentar-se corretamente e relacionar-se corretamente.

 

2.1.2          Introdução ao Daoyin Qigong

 

O Daoyin Qigong originou-se das práticas individuais “caminhos de cultivos (Xiu Lian)” e da prática nas religiões, por se tratar de uma técnica que envolve ações diretas na psique. Atualmente chamado de Daoyin Qigong, literalmente significa “exercitar A Respiração”.

É considerado de raiz antiga (pré-história) de todas as práticas da MTC e muitos exercícios do  Daoyin Qigong se desenvolveram ao longo de 5.000 anos. Há centenas de exercícios de Daoyin Qigong desenvolvidos em diferentes regiões da China, que foram criados por professores específicos, alguns projetados para fins de aperfeiçoamento específicos ou gerais de saúde.

Consiste em práticas milenares usadas para estimular, nutrir e canalizar o fluxo de energia na rede de meridianos do organismo humano, revitalizando o corpo e a mente.

Constitui um dos pilares da Medicina Chinesa, juntamente com a Fitoterapia/Farmacologia, Dietoterapia, Tuiná e Acupuntura/Moxabustão.

Recentemente a pesquisa com a utilização do Daoyin Qigong tem sido conduzida com a combinação da teoria da MTC a teoria e tecnologia médica moderna. A ciência (conhecimento e prática) do Daoyin Qigong tem um papel importante no cuidado da saúde e na atividade física, além de oferecer novos dados e formas de pensar no potencial da vida humana.

Contribui para harmonizar a energia vital (Qi), equilibrando corpo e mente, mantendo ou recuperando a capacidade de transformação e adaptação do organismo e fortalecendo o indivíduo. Os reequilíbrios se dão através dos exercícios de desbloqueio, circulação e captação de energia, trabalhando os meridianos tendinomusculares, divergentes, canais principais, vasos maravilhosos e o metabolismo dos órgãos internos.

É um método de treinamento simultâneo do sistema nervoso e da mente, para que a força interior do ser humano passe para um nível mais alto de vigor e eficiência.

O foco principal de tais técnicas era o aperfeiçoamento das habilidades físicas com intuito de melhorar o nível espiritual corpo-mente. Acreditava-se que o movimento enfocado na respiração aliado com a concentração poderia alterar estágios mentais, com isso, beneficiando o praticante e promovendo a saúde física e mental. Tais técnicas vêm a proporcionar autoconsciência corporal e respeito absoluto a todas as formas de vida, ao seu meio interno e externo e aprender a encontrar um equilíbrio interior. O corpo não é considerado um inimigo, mas sim, uma grande e preciosa ferramenta; a mente não é considerada um final, senão uma ponte. Tudo isto o faz totalmente diferente a qualquer outra técnica físico-mental que tenha popularizado ou desenvolvido, de maneira posterior, tanto no Oriente como no Ocidente.

Diante dessa perspectiva, passa-se a atribuir ao termo Daoyin Qigong a idéia de sistema complexo de exercícios corporais e meditativos, utilizado para diversos fins, desde a luta, o desenvolvimento espiritual ou a medicina preventiva. Atualmente, seus benefícios terapêuticos estão mais relacionados à prevenção de enfermidades crônicas degenerativas, ao

aumento da longevidade.

As práticas de Daoyin Qigong envolvem quatro fases. A primeira fase: Desbloqueio, liberam os canais para melhor captar as energias, fortalecer a estrutura óssea e a medula. Na segunda fase: Captação, se busca captar a energia exterior. A terceira fase: Circulação, em que os movimentos favorecem a circulação da energia captada pelos canais, para limpar, nutrir e fortalecer os órgãos internos. A quarta e última fase: Armazenamento, quando se reserva a energia captada e circulada nos centros energéticos, para usar quando necessário.

A Técnica consiste em movimentos harmônicos aliados à respiração e que devem ser praticados com grande concentração; possuem muitas posturas que fluem normalmente de uma para a outra, através de movimentos lentos e graciosos, é relatado para induzir o controle emocional, aumentar a flexibilidade do corpo, aumentar o tônus, melhorar a oxigenação, diminuir a dor e a fadiga. Daoyin Qigong requer gasto de energia muito baixo, o que o torna de fácil acessibilidade.

De modo geral a prática de Daoyin Qigong corresponde a um conjunto muito amplo de técnicas de exercícios corporais. Seus movimentos e posturas são realizados de modo coordenado a determinadas atitudes psíquicas - uma tranquilização emocional e a manutenção de um estado de atenção relaxado. Além disso, outro fator importante é que os exercícios são coordenados com a respiração, e desse modo, ela não pode ser feita de forma forçada, mas sim naturalmente junto aos movimentos. A tríade - movimento e postura corporal, atitude psíquica, coordenação respiratória - é essencial e fundamental a esta classe de exercícios terapêuticos sendo que na ausência de qualquer um destes elementos a técnica se perderia. A série de exercícios pode ser feita com o corpo parado ou em movimento, nas posições deitadas, sentada ou em pé.

 

3.       JUSTIFICATIVA

 

Atualmente na literatura são raros os trabalhos qualitativos envolvendo pacientes com Síndrome Pós-Poliomielite e Daoyin Qigong. A abordagem qualitativa nos permite uma visão diferente da abordagem quantitativa, pois o paciente tem a liberdade de se expressar não se  limitando, demonstrando aquilo que é valorizado por eles.

 

4.       MÉTODO

 

4.1   Tipo de estudo:

Estudo retrospectivo de casos.

 

4.2   Casuística:

 

Participaram do estudo indivíduos previamente selecionados para a atividade de Daoyin Qigong, com idade entre 30 e 59 anos, do sexo masculino e sexo feminino, tendo como idade média geral de 53 anos, apresentando queixas de dor, fadiga e hipersensibilidade ao frio, cujo cadastro constava no ambulatório de SSP, no setor de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O estudo foi realizado no Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares/UNIFESP, tendo a aprovação do comitê de ética dessa instituição, CEP 0529/09 30/04/2009. Após concordância com o termo de consentimento livre e esclarecido, os pacientes com síndrome pós-poliomielite foram convidados a participar voluntariamente da pesquisa.

O presente estudo teve a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo em 30/04/2009 devido ao fato desde trabalho estar vinculado a uma linha de pesquisa do Ambulatório de Medicina Tradicional Chinesa/Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares dessa instituição que vem sendo executada há oito anos.

 

4.3   Método de Avaliação:

 

Foi através de relatos pessoais (diários, semanais ou ao fim do período de três meses) dos participantes do estudo, onde foi solicitado que os pacientes descreveriam suas sensações e percepções corporais ao longo de três meses de prática do Daoyin Qigong.

 

4.4   Critérios de Inclusão:

 

1. Todos os pacientes com história prévia de poliomielite sob a forma paralítica e que tinham diagnóstico de síndrome pós-poliomielite, queixa de intolerância ao frio, dor e fadiga.

2. Todos os pacientes assistidos e que tinham cadastro no ambulatório de síndrome pós poliomielite, no setor de doenças neuromusculares.

3. Todos os pacientes síndrome pós-poliomielite, desde que sejam voluntários para o presente estudo.

4. Pacientes entre 30 e 59 anos, sendo 30 anos uma margem de segurança ao estudo, considerando que a média dos novos sintomas apontados em alguns estudos, foi um platô de recuperação funcional em média, 14 anos ou mais e posteriormente apresentam a síndrome pós-poliomielite. Porém, no Brasil, Oliveira e Maynard(25) em seu estudo aponta 30,2 e Quadros (26), Oliveira e Silva trazem uma média de 38 anos, e que o fato de a vacinação em massa no Brasil ocorreu em 1980. A idade máxima aceita para a pesquisa será de 59 anos, pois a partir desta surgem problemas de senilidade, como fatores hormonais e osteoporose, mascarando os resultados.

5. Pacientes que apresentaram no momento da avaliação índice de massa corporal (IMC) abaixo de 29.5, critério adotado pela equipe de nutrição, evitando assim, prejuízo e interferência de estudo que estava em andamento no setor.

6. Todos os pacientes submetidos à intervenção de Daoyin Qigong.

 

4.5   Critérios de Exclusão:

 

1. Todos os pacientes que constaram no prontuário doenças associadas que mimificam a síndrome pós-poliomielite e pacientes com diagnóstico de sequela de pólio estável.

2. Todos os indivíduos com diagnóstico definido de síndrome pós-poliomielite que apresente dificuldade para controle de tronco.

3. Todos os indivíduos com diagnóstico de alterações vasculares periféricas.

4. Todos os pacientes com diagnóstico de síndrome pós-poliomielite e que estavam sobre intervenção de dieta alimentar.

5. Todos os indivíduos que estavam com IMC acima de 29.5, no momento da avaliação, em função do critério adotado pela equipe de nutrição, evitando assim, prejuízo e interferência de estudo em andamento já no setor.

6. Todos os pacientes que se recusaram a fazer as anotações.

 

4.6   Método de Intervenção:

 

Os participantes do estudo realizaram a técnica dos 8 (oito) movimentos do Daoyin Qigong, 3(três) vezes por semana, sendo cada sessão de duração de 40 (quarenta) minutos, num período de 3 (três) meses de 24/08/09 a 09/12/09.

 

4.6.1          Daoyin Qigong

Mang Zhong

 

1. Volte às palmas das mãos para fora e levante-as acima da cabeça, desenhando um círculo no ar com as duas.

2. Com o tronco ereto, encolha-o o máximo que puder.

3. Levante o tronco, fique ereto, sentindo a coluna reta entre as mãos acima da cabeça sustentando o céu.

4. Estique os braços para cima como se quisesse empurrar o céu.

5. Solte o corpo, vire as palmas para baixo e repita o movimento.

 

Da Shu

 

1. Com o tronco ereto e com as mãos soltas ao longo do corpo.

2. Gire o tronco e olhe por sobre o ombro esquerdo.

3. Gire o tronco e olhe por sobre o ombro direito.

 

Qing Ming

 

1. Fique na posição sentada e costas retas.

2. O braço direito se flexiona com os dedos indicador e médio esticados como se

fossem pontas da flecha prestes a ser lançada.

3. Incline o corpo para a esquerda, esticando o braço direito e puxando o cotovelo do

braço esquerdo para trás.

4. Solte o braço direito curvando-o na frente do peito com os dedos da mão

crispados.

5. Encolha o braço esquerdo esticado, o dedo indicador e médio.

6. Incline o corpo para a direita, esticando o braço esquerdo e puxando o cotovelo do

braço direito para trás.

 

 

Yun Shou

 

1. Sentado, com as costas retas e os braços pendendo dos lados.

2. Levante o braço direito com a palma da mão voltada para baixo.

3. Ao mesmo tempo, o braço esquerdo se curva para dentro do corpo com a palma da mão voltada para baixo.

4. Estique o braço direito acima da cabeça e empurre para baixo com a palma da mão esquerda.

5. Gire o tronco para esquerda, baixando o braço direito e levantando o braço esquerdo.

6. Estique o braço esquerdo acima da cabeça, e empurre para baixo com a palma da mão direita.

7. Gire o tronco para direita baixando o braço esquerdo e volte ao segundo movimento.

 

                Bai Lu

 

 

1. Na posição sentada, costas retas e as mãos sobre as coxas.

2. Solte a coluna e tente por três vezes encostar a cabeça no joelho direito.

3. Volte à posição central.

4. Solte a coluna e tente por três vezes encostar a cabeça no joelho esquerdo.

5. Gire o tronco no sentido horário e no sentido anti-horário.

 

Jing Zhe

 

1. Curve o corpo para frente, encolhendo a barriga, os braços simulando um pêndulo.

2. Levante o corpo e erga os braços até a altura da cintura. Abra-os na altura da cabeça e dobre os braços na frente do peito até encostar os dois cotovelos (solte devagar).

3. Solte os braços e o ar restante, curvando o corpo para frente, encolhendo a barriga.

4. Retorne ao movimento inicial e repita o movimento.

 

Qiu Fen

 

1. Sentado, costas retas e braços do lado do corpo.

2. Incline e gire vagarosamente, alternadamente, a coluna enterrando o pescoço nos ombros.

3. Estique a coluna, puxando os ombros para trás e esticando o pescoço para frente.

 

Li Qiu

 

1. Curve vagarosamente o corpo para frente, olhando para frente com os braços relaxados.

2. Encoste o queixo no peito.

3. Desenrolando, levante o corpo e incline para trás.

4. Rode os braços para fora e volte às palmas para frente e volte para o movimento inicial.

 

5.       RESULTADOS

 

Foram analisados seis relatos de casos dos quais, 6 indivíduos relataram sensações corporais durante e ao longo da prática (100%), 4 mudanças nos hábitos alimentares (66,6%), 5 relataram que começaram a sonhar e ter lembrança dos mesmos (83,3%), 2 notaram mudanças comportamentais (33,3%) e 2 notaram mudanças nos aspectos emocionais (33,3%), conforme quadros 1 e 3.

 

Quadro 1 – Sensações do corpo, Hábitos alimentares, Sono/Sonho, Mudanças Comportamentais, Aspectos Emocionais.

 

Pacientes
SENSAÇÕES
DO CORPO
HABITOS
ALIMENTARES
SONO/SONHOS
MUDANÇAS
COMPORTAMENTAIS
ASPECTOS
EMOCIONAIS
AGT
1
1
1
0
0
FATG
1
1
1
0
0
IMA
1
1
1
0
0
JGVP
1
0
1
1
0
MAS
1
0
0
0
1
ZC
1
1
1
1
1

 

Nos quadros 2 e 4, podemos observar: 5 indivíduos relataram melhoras na motilidade dos intestinos (83,3%), 2 relataram sensações de calor e aumento da sudorese (33,3%), 2 relataram gosto amargo na boca (33,3%) e 2 obstrução nasal (33,3%).

 

Quatro 2 – Regularização do intestino, Calor/Suor, Gosto Amargo, Obstrução Nasal.

 

Pacientes
Achados clínicos
 
REGURALIZAÇÃO
DO INTESTINO
CALOR/SUOR
GOSTO AMARGO
OBSTRUÇÃO
NASAL
AGT
1
0
1
0
FATG
1
0
0
0
IMA
1
0
0
0
JGVP
1
1
0
1
MAS
0
0
0
0
ZC
1
1
1
1

 

Quadro 3: Resultados em Porcentagem

 

DOMINIOS
SENSAÇÕES
DO CORPO
HABITOS
ALIMENTARES
SONO/SONHOS
MUDANÇAS
COMPORTAMENTAIS
ASPECTOS
EMOCIONAIS
PACIENTES
100%
66,6%
83,3%
33,3%
33,3%

 

Quadro 4: Resultados em Porcentagem.

 

 
Achados clínicos
DOMINIOS
REGULARIZAÇÃO DO
INTESTINO
CALOR/SUOR
GOSTO AMARGO
OBSTRUÇÃO
NASAL
PACIENTES
83,3%
33,3%
33,3%
33,3%

 

 

 

 

6.       DISCUSSÃO

 

Este estudo teve por objetivo analisar qualitativamente os efeitos de um programa de tratamento através de exercícios de Daoyin Qigong para pacientes com SPP sendo 50% do sexo feminino e 50% do sexo masculino tendo como idade média geral de 53 anos, apresentando queixas de dor, fadiga e hipersensibilidade ao frio.

No caso de existência de alguma doença ou desequilíbrio recomenda-se anotar e registrar os efeitos da prática do Daoyin Qigong no período de 3 a 6 meses então poderá se fazer uma avaliação e perceber os seus efeitos.

Durante as 12 semanas de realização da prática dos exercícios de Daoyin Qigong, os participantes observaram alterações na percepção do corpo, nos hábitos alimentares, sonhos e sono, mudanças no comportamento e nos aspectos emocionais.

Outras alterações presentes também durante a prática do Daoyin Qigong como: regularização do intestino, excesso de calor e suor, gosto amargo na boca e obstrução nasal.

Atualmente na literatura há apenas três trabalhos científicos, publicados em anais de congresso, envolvendo pacientes com SPP e Daoyin Qigong.

 

6.1   Sensações do Corpo

 

Sensação é o processo pelo qual os receptores sensoriais detectam e, depois, fazem a transformação dos estímulos externos e internos em impulsos neurais, que serão distribuídos

por várias áreas do sistema nervoso central para continuar o processo que constitui a percepção.

A percepção inclui processos cognitivos superiores, como discriminar, reconhecer, interpretar e compreender as informações que entram e são integradas com outros processos cognitivos, como o aprendizado e a memória, ou seja, a percepção é o modo como, compreendemos os eventos ocorrentes a nossa volta, de modo que possamos adquirir e acumular conhecimentos sobre o mundo em que vivemos.

 
“Quando iniciei os exercícios eu tinha muita tontura e dores na coluna lombar, com o passar do tempo fui conhecendo melhor o meu corpo e comecei a respeitá-lo (limites), daí as
tonturas e as dores diminuíram de frequência, (IMC)”.

Todos os participantes do estudo aumentaram suas percepções e sensações do corpo, segundo seus relatos aprenderam a enxergar como cada área do seu corpo reage mediante a

execução dos exercícios, e isso foi importante para a correta execução dos mesmos.

 
“É maravilhoso! Sinto nitidamente meus dedos e calcanhar
apertando o chão, sei que ainda não vejo o dedo mexendo,
mas sinto lá dentro ele mexendo e uma forte intenção que às vezes fico com medo de exagerar e cansar, (MAS)”.

Segundo Lam, pessoas que sofreram cirurgias ou que tenham algum ferimento recente poderão sentir dor no local, esta sensação é esperada, uma vez que sua atenção está voltada

para seu corpo e sua consciência corporal se torna maior e mais sensível. O treinamento intensifica a circulação do sangue e da energia no corpo, inclusive naquelas regiões que foram

danificadas ou bloqueadas.

 

6.2   Hábitos Alimentares e Regularização do Intestino

 

 
“Com a evolução dos exercícios percebi que estava emagrecendo, meu intestino estava funcionando todos os dias, o que era raríssimo, isso já foi uma grande vitória!!!!
Também mudei alguns hábitos alimentares, acrescentei mais frutas (melão), eu detestava, e agora não pode faltar, (IMC)”.

Foi encontrado na maioria dos participantes, uma mudança dos hábitos alimentares. Eles começaram a selecionar o que iriam ingerir, isso sugere uma alteração do corpo, que estava funcionando de uma forma diferente, selecionando aquilo que ele estava precisando e não necessariamente os gostos do praticante. Como conseqüência, podemos observar também uma redução do peso corporal relatado pelo indivíduo.

 
“Fiquei mais seletivo quanto à alimentação. O meu peso diminuiu, (FQTG)”.

É possível perceber o aumento da motilidade do estômago e do trato gastrintestinal, ocasionado através da respiração que massageia as vísceras internas, com a excursão do diafragma. Regulação do sistema neurovegetativo, que ajusta de maneira eficiente o controle das funções viscerais, estômago, durante a prática ou depois, ocasionando gases, ronco no estômago, todas estas reações são esperadas e estão ligadas a uma rotina de muito tempo de uma vida desregrada e de tensão. Este aumento das contrações no estômago e do peristaltismo ao longo do trato intestinal, ajudando a eliminar toxinas que estão aprisionadas, decorrente da alimentação inadequada, estresse e uma rotina incompatível com a natureza de cada indivíduo. Segundo Ramos (2010), alguns indivíduos, pode apresentar quadros de vomito ou diarréia durante a prática dos exercícios, e podem pensar que isso se deve a alguma coisa que elas comeram. Entretanto, não é esse o caso. Quando a energia começar a fluir, ela atua como um agente de filtro para o corpo e seus órgãos. A diarréia que costuma ocorrer não é do tipo comum, normalmente não apresenta quadros de cólicas. As fezes talvez fiquem muito escuras e viscosas. Isto é classicamente explicado como sendo resultado dos venenos que foram acumulados no esôfago, estômago, intestinos e outros órgãos durante anos, e que agora estão sendo expelidos.

 

6.3   Sono e sonhos

 

 
“O sono melhorou, estou dormindo mais, tenho lembrado mais dos sonhos, a maioria relacionados com o meu dia-adia, (FQTG)”.
“Tenho sonhado com bastante clareza e não tenho dificuldade de lembrar pela manhã, (JGVP)”.

Os participantes também observaram que houve uma melhora na qualidade do seu sono. Seus sonhos também passaram a ser mais claros, o que sugere uma mente mais calma. As mais recentes pesquisas nas áreas da psicologia e fisiologia apontam para uma estreita relação entre o estado mental e o estado físico33. Um estado mental tenso ou depressivo pode levar à disfunções fisiológicas que geram estados patológicos no organismo. Ao contrário, uma mente aberta e otimista e um estado emocional alegre contribuem para a manutenção do equilíbrio entre mente e corpo, alteração das condições patológicas, fortalecimento da saúde e eliminação de doenças. Esse é justamente o princípio da prática do Daoyin Qigong. Tais resultados só podem ser atingidos se esse método for apreendido individualmente, treinado pacientemente e vivenciado atentamente.

 

6.4   Mudanças Comportamentais

 

 
“Estou fazendo os exercícios mais concentrado e tentando visualizar os movimentos interiores do meu corpo, (JGVP)”.
“Estou conseguindo me concentrar melhor na leitura, (ZC)”.

Em alguns participantes também houve alterações nas mudanças comportamentais (melhora da concentração) e nos aspectos emocionais como consciência de que precisa mudar. A prática do Daoyin Qigong permite a regulação da respiração e concentração da mente, o que tranquiliza a atividade emocional, eliminando os estados depressivos, ansiosos, irritadiços, perturbados, conduzindo o praticante a um estado de ausência de “eu” e ausência de desejos, o que contribui para fazer descer o fogo do fígado, equilibrando seu Qi.

 

6.5   Calor / Suor

 

 
“A transpiração durante o exercício é intensa, mas com sensação boa, como se estivesse expelindo pelos poros toda a energia negativa, (IMC)”.
“Acordei pela primeira vez com calor (suando), há anos que eu não sei o que é suor, (ZC)”.

O calor relatado por esses participantes é um fator positivo no que diz respeito a terapias para pacientes que sofrem com intolerância ao frio. Ao realizar os exercícios observaram um aumento e preservação do calor corporal por determinado período.

 
“Durante os exercícios eu soluçava muito tendo que parar o exercício, tomar água, respirar e depois reiniciar a série de exercícios, (IMA)”.

De acordo com Lam, normalmente, depois de você estar em qualquer das posições por 20 minutos, a temperatura do corpo sobe. Algumas pessoas começam a suar bastante, dependendo de sua constituição e da dificuldade da postura que elas adotaram. Ao mesmo tempo, seu sistema digestivo é estimulado e os movimentos constantes de seus intestinos ficarão mais fortes e mais rápidos. Isso pode produzir soluços, eructações, flatulências e ronco no estômago durante a prática.

 

6.6   Gosto amargo na Boca / Obstrução Nasal

 

 
“Gosto amargo na boca, (AGT).”

Alguns pacientes também relataram a presença de gosto amargo na boca.

Outro achado encontrado na pesquisa foi à obstrução nasal.

Quando se pratica Daoyin Qigong, algumas mudanças ocorrem no corpo, mudanças biológicas de recuperação de um estado de desequilíbrio ou patológico. A prática nãoadequada trará sensações desagradáveis. Entretanto, algumas reações são esperadas durante a prática correta, como por exemplo, o aquecimento da região localizada abaixo da cicatriz umbilical, isto pode estar relacionado com o aumento do fluxo sanguíneo, velocidade e volume local. Algumas sensações tendem a diminuir com a prática, como tremores, pulos e fasciculações, isto dependerá do grau de acometimento e sua cronicidade. Outras reações podem exacerbar-se apontando quadros de desequilíbrios como sintomas de gosto amargo na boca, falta de apetite, aversão a alimentos gordurosos, problemas digestivos, náusea, vômito, diarréia quente na MTC, sugere “umidade-calor do fígado e vesícula biliar”, quando a umidade se acumula em um corpo e se combina com o calor no fígado e vesícula biliar, essa síndrome de excesso se desenvolve.

Obstrução nasal, quando o frio penetra no meridiano do pulmão, este pode se transforma em calor e impede que a respiração distribua o sopro pelo resto corpo. Assim esta má circulação energética gera a obstrução nasal.

 

CONCLUSÃO

 

Foram encontradas alterações dos pacientes com Síndrome Pós Poliomielite, no decorrer de 12 semanas de prática com exercícios de Daoyin Qigong tais como: aumento da sensação e percepção corporal, regularização do intestino, mudanças nos hábitos alimentares, melhora na qualidade do sono, e sonhos mais claros, aumento do calor corporal, mudanças de comportamentos. Outros achados presentes na população foram: obstrução nasal e gosto amargo na boca.

 

 

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