FERNANDINA MARQUES DE OLIVEIRA
JAQUELINE DA SILVA SANTOS
Orientador: Prof. Paulo Eduardo Ramos
Co-orientadora: Ms. Gislaine Cristina Abe
Presidente da banca: Prof. Dr. Acary
Souza Bulle Oliveira
A síndrome pós-poliomielite
destaca-se dentre os efeitos tardios da poliomielite, sendo classificada como
neuroniopatia motora, em virtude de os quadros clínicos e histológicos estarem
intimamente relacionados com disfunção dos neurônios motores inferiores.
Buscando novos métodos de intervenções terapêuticas adequadas na Síndrome Pós
Pólio, dentre as técnicas utilizadas pela Medicina Tradicional Chinesa, o
Daoyin Qigong, sequência de exercícios, estáticos ou dinâmicos, focado na
respiração, estimula e enfoca aos indivíduos, os princípios e métodos para o
autocuidado, efetuando mudanças no estilo de vida e reduzindo a carga
metabólica excessiva sobre os músculos, mas principalmente despertar a
consciência aos mesmos quanto ao processo saúde/doença, convidando-os e
instigando-os a participar ativamente, no seu processo de transformação, sendo
a escrita, uma ferramenta, para registro dos próprios acontecimentos.
Objetivo: Analisar qualitativamente os efeitos de um programa de
tratamento que utilize o Daoyin Qigong para pacientes com Síndrome Pós
Poliomielite.
Método: Participaram do estudo 6 pacientes com diagnóstico de
Síndrome Pós-Poliomielite, que praticaram a técnica dos 8 movimentos do Daoyin
Qigong 3 vezes por semana, durante 3 meses, e descreveram seus relatos nesse
período para obtenção dos dados qualitativos.
Resultados: 6 indivíduos
relataram sensações corporais durante e ao longo da prática (100%), 4 mudanças
no hábitos alimentares (66,6%), 5 relataram começaram a sonhar e ter lembrança
os mesmos (83,3%), 2 notaram mudanças comportamentais (33,3%) e 2 notaram
mudanças nos aspectos emocionais (33,3%),5 indivíduos relataram melhoras na
motilidade do intestinos (83,3%), 2
relataram sensações de calor e aumento da sudorese (33,3%), 2 relataram gosto
amargo na boca (33,3%) e 2 obstrução nasal (33,3%). Conclusão: Foram encontradas
alterações dos pacientes com Síndrome Pós Poliomielite, no decorrer de 12
semanas de prática com exercícios de Daoyin Qigong tais como: aumento da
sensação e percepção corporal, regularização do intestino, mudança nos hábitos
alimentares, uma melhora na qualidade do sono e sonho, aumento do calor
corporal, mudanças de comportamentos.
Outros achados menos relevantes, presentes na população foram: obstrução
nasal, gosto amargo na boca.
Palavras chave: Síndrome Pós Poliomielite, Qigong, Medicina
Tradicional Chinesa.
1.
INTRODUÇÃO
A síndrome pós-poliomielite
(SPP) destaca-se dentre os efeitos tardios da poliomielite, sendo classificada
como neuroniopatia motora, em virtude de os quadros clínicos e histológicos
estarem intimamente relacionados com disfunção dos neurônios motores inferiores
(NMI). O poliovírus causa danos e morte dos neurônios motores do corno anterior
da medula, o que resulta num quadro de sinais e sintomas musculoesqueléticos
e/ou nova fraqueza e atrofia muscular progressiva (AMP) ou a combinação dos
sintomas musculares e AMP.
A fim de minimizar ou
solucionar possíveis efeitos incapacitantes decorrentes das deficiências
causadas pelo aparecimento das novas sequelas, somadas às deficiências
primárias provocadas pela poliomielite anterior aguda (PAA), levando a grandes
restrições, além das repercussões psicológicas causadas por novas e imprevistas
deficiências e/ou incapacidades, interferindo no desempenho tanto das
atividades da vida diária como da vida prática e profissional, refletindo
diretamente na qualidade de vida.
A medicina tradicional chinesa
(MTC) é uma prática de saúde oriental que aval que avalia os aspectos físico,
mental, espiritual e ambiental do homem, bem como o seu processo de adoecimento, contém conhecimentos valiosos e
pouco comuns para os profissionais de saúde do mundo ocidental. Na investigação
diagnóstica, o interrogatório inclui questionamentos sobre espiritualidade,
investigação da natureza e funcionamento dos órgãos e sistemas, associados aos
exames peculiares da língua e do pulso radial, que são utilizados para
elaboração dos programas de tratamento e, acompanhamento prognóstico.
Buscando novos métodos de
intervenções terapêuticas adequadas na SPP, dentre as técnicas utilizadas pela
MTC, o Daoyin Qigong, sequência de exercícios, estáticos ou dinâmicos, focado
na respiração, estimula e enfoca aos indivíduos, os princípios e métodos para o
autocuidado, efetuando mudanças no estilo de vida e reduzindo a carga
metabólica excessiva sobre os músculos, mas principalmente despertar a
consciência aos mesmos quanto ao processo saúde/doença, convidando-os e
instigando-os a participar ativamente, no seu processo de transformação, sendo
a escrita, uma ferramenta, para registro dos próprios acontecimentos
(autobiografia), uma forma de tomada de consciência e uma possibilidade de
mudança interna.
1.1
Objetivo
Analisar qualitativamente os
efeitos de um programa de tratamento que utilize o Daoyin Qigong para pacientes
com Síndrome Pós Poliomielite.
2.
REVISÃO
DA LITERATURA
2.1
Medicina
Tradicional Chinesa
A medicina oriental, em
particular a Medicina Tradicional Chinesa, apresenta um enfoque etiopatogênico
diferente da Medicina Ocidental. A Medicina Ocidental desenvolveu uma
propedêutica energética capaz de detectar e consequentemente, tratar
desequilíbrios sutis ao corpo energético do indivíduo antes que esses se
materializem em doenças orgânicas. Além desse aspecto preventivo, o arsenal
terapêutico oferecido pela MTC é eficaz o bastante para reverter condições
patológicas.
É um sistema completo baseado
no conhecimento de nossa mente, espírito e corpo. Ela adota princípios do
Taoísmo, sistema filosófico chinês, baseado na interação entre o homem e o meio
ambiente. Esse sistema vem sendo usado por mais de 2000 anos. Fundamentada no
conceito filosófico taoísta de integridade e unidade do organismo humano em si
e a unidade maior do ser humano com a natureza, ela representa a condição vital
para nossa sobrevivência.
Segundo a MTC, as desarmonias
ou desequilíbrios podem ser verificados através de sinais físicos e psíquicos,
já que ambos os aspectos pertencem à mesma unidade. Esses sinais servem de base
diagnóstica para se conhecer a causa inicial dos desequilíbrios. Os sinais e
sintomas são classificados, agrupados e direcionam a hipótese diagnóstica para
conclusões a respeito do que, na MTC é denominado causas externas, internas ou
nem internas e externas. Poder-se-ia dizer, ainda, que o desequilíbrio entre
homem-cosmos poderia levar a um desequilíbrio físico-psiquico, em que um
influencia o outro, causando sofrimento.
A MTC sustenta a integração do
organismo vivo no macrocosmo com o qual esse entretém ligações
intercondicionais. Do ponto de vista filosófico, uma perfeita semelhança com a
teoria dos sistemas, segundo a qual todo sistema se encontra numa ligação de
interdependência com o macrossistema do qual ele deriva, e a perturbação de um
provoca reflexos na funcionalidade do outro. A permanência das formas
materiais, energéticas ou informacionais, com a translação recíproca de uma
forma na outra. Compreendendo o ser humano como uma unidade menor (microcosmos)
dentro de uma unidade maior (macrocosmos), sendo um influenciado pelo outro, e
vice-versa, no qual o primeiro faz parte incondicional do segundo e contribui
para a evolução do todo.
Na medicina chinesa, as
atividades fisiológicas são explicadas a partir do movimento e da contínua
transformação do Qi, cujas principais funções são: ativar e promover o crescimento
e desenvolvimento do corpo humano, dos órgãos internos e dos meridianos; governar
a circulação do Xue (sangue) e controlar a distribuição dos líquidos orgânicos;
promover e ativar os processos de transformação metabólica do organismo,
inclusive de transformação dos alimentos ingeridos e do ar inalado, para formar
sangue e líquidos orgânicos; aquecer o corpo, mantendo a temperatura adequada;
proteger o organismo das invasões de fatores patogênicos externos; manter a
anatomia das estruturas orgânicas e dos órgãos internos.
A MTC ensina que o mental e o
físico tem a origem na mesma essência, que, em sua manifestação maior, se apresenta
como corpo físico (Yin), e em sua manifestação menor, como mental-Yang.
Trata-se, pois, da mesma energia em níveis diferentes, podendo-se concluir que
há uma interação total entre esses aspectos do homem e, portanto, as atividades
Mentais dependem de energia dos órgãos, do mesmo modo
que, reciprocamente, influenciam
a energia do físico.
2.1.1
Fatores
de Adoecimento
Na medicina ocidental, a
doença é vista como resultante de um fator patogênico, já na MTC, a doença é um
produto comum de ambos: fatores patogênicos e desajustes no corpo. O
diagnóstico proposto pela MTC foca muito mais na resposta do organismo aos
fatores patogênicos, do que aos próprios mecanismos patológicos.
O processo de adoecimento leva
em consideração o equilíbrio dinâmico de corpo, mente, espírito, ambiente,
considerando o fluxo harmônico do Qi, dos aspectos Yin e Yang, e obedecem às
transformações geradas pelos “cinco elementos ou movimentos”. Esse equilíbrio
é individual e dinâmico,
sofrendo modificações ao longo da vida.
Esse estado de saúde pode
sofrer alterações devido aos fatores patogênicos, que são classificados em:
causas internas, externas ou “mistas”, que são as que não se encaixam,
conceitualmente nas categorias anteriores. Causas internas são as cinco emoções
ligadas aos cinco órgãos, que obedecem aos cinco movimentos: raiva – Fígado
(movimento Madeira), medo – Rim (movimento Água), tristeza – Pulmão (movimento
Metal), preocupação – Baço (movimento Terra), alegria – Coração (movimento
Fogo). As causas externas são denominadas Xieqi ou energia perversa, são elas:
fatores climáticos (vento, umidade), variações de temperatura (frio, calor) e
agentes virais e bacterianos.
As causas “mistas” são os
traumatismos, picadas, envenenamentos, alimentação inadequada, etc.
Portanto, podemos inferir que
a visão da MTC não é linear, de causa e efeito, como na medicina ocidental, e
sim sistêmica, ou seja, é a combinação do conjunto de vários fatores que
levam ao processo de
adoecimento, associado à determinada predisposição individual, frente
ao estado de desequilíbrio
vigente.
Segundo Telesi (2002), os
fatores de adoecimento são da seguinte forma: 6 excessos ou fatores externos
que são: vento, calor, frio, umidade, secura e a canícula, fatores que quando
em excesso, invadem o organismo e são denominados de Qi perverso. 5 emoções e 7
sentimentos ou fatores internos, representam modificações do espírito em
relação à percepção do meio ambiente, portanto é resultado da interação de
fatores externos e internos. Os estados emocionais são determinantes na
qualidade do ZhenQi ou Qi correto, que
representa o equilíbrio interno das energias (Qi).
Fatores não externos e não
internos incluem acidentes com lesões, fadiga, envenenamentos, má alimentação e
etc.
Para o fortalecimento do
ZhenQi a MTC considera quatro posturas necessárias: respirar corretamente,
movimentar-se corretamente, alimentar-se corretamente e relacionar-se
corretamente.
2.1.2
Introdução
ao Daoyin Qigong
O Daoyin Qigong originou-se
das práticas individuais “caminhos de cultivos (Xiu Lian)” e da prática nas
religiões, por se tratar de uma técnica que envolve ações diretas na psique.
Atualmente chamado de Daoyin Qigong, literalmente significa “exercitar A
Respiração”.
É considerado de raiz antiga
(pré-história) de todas as práticas da MTC e muitos exercícios do Daoyin Qigong se desenvolveram ao longo de
5.000 anos. Há centenas de exercícios de Daoyin Qigong desenvolvidos em
diferentes regiões da China, que foram criados por professores específicos, alguns
projetados para fins de aperfeiçoamento específicos ou gerais de saúde.
Consiste em práticas milenares
usadas para estimular, nutrir e canalizar o fluxo de energia na rede de
meridianos do organismo humano, revitalizando o corpo e a mente.
Constitui um dos pilares da
Medicina Chinesa, juntamente com a Fitoterapia/Farmacologia, Dietoterapia,
Tuiná e Acupuntura/Moxabustão.
Recentemente a pesquisa com a
utilização do Daoyin Qigong tem sido conduzida com a combinação da teoria da
MTC a teoria e tecnologia médica moderna. A ciência (conhecimento e prática) do
Daoyin Qigong tem um papel importante no cuidado da saúde e na atividade
física, além de oferecer novos dados e formas de pensar no potencial da vida
humana.
Contribui para harmonizar a
energia vital (Qi), equilibrando corpo e mente, mantendo ou recuperando a
capacidade de transformação e adaptação do organismo e fortalecendo o
indivíduo. Os reequilíbrios se dão através dos exercícios de desbloqueio,
circulação e captação de energia, trabalhando os meridianos tendinomusculares,
divergentes, canais principais, vasos maravilhosos e o metabolismo dos órgãos
internos.
É um método de treinamento
simultâneo do sistema nervoso e da mente, para que a força interior do ser
humano passe para um nível mais alto de vigor e eficiência.
O foco principal de tais
técnicas era o aperfeiçoamento das habilidades físicas com intuito de melhorar
o nível espiritual corpo-mente. Acreditava-se que o movimento enfocado na
respiração aliado com a concentração poderia alterar estágios mentais, com
isso, beneficiando o praticante e promovendo a saúde física e mental. Tais
técnicas vêm a proporcionar autoconsciência corporal e respeito absoluto a
todas as formas de vida, ao seu meio interno e externo e aprender a encontrar
um equilíbrio interior. O corpo não é considerado um inimigo, mas sim, uma
grande e preciosa ferramenta; a mente não é considerada um final, senão uma
ponte. Tudo isto o faz totalmente diferente a qualquer outra técnica
físico-mental que tenha popularizado ou desenvolvido, de maneira posterior,
tanto no Oriente como no Ocidente.
Diante dessa perspectiva,
passa-se a atribuir ao termo Daoyin Qigong a idéia de sistema complexo de
exercícios corporais e meditativos, utilizado para diversos fins, desde a luta,
o desenvolvimento espiritual ou a medicina preventiva. Atualmente, seus
benefícios terapêuticos estão mais relacionados à prevenção de enfermidades
crônicas degenerativas, ao
aumento da longevidade.
As práticas de Daoyin Qigong
envolvem quatro fases. A primeira fase: Desbloqueio, liberam os canais para
melhor captar as energias, fortalecer a estrutura óssea e a medula. Na segunda
fase: Captação, se busca captar a energia exterior. A terceira fase:
Circulação, em que os movimentos favorecem a circulação da energia captada
pelos canais, para limpar, nutrir e fortalecer os órgãos internos. A quarta e
última fase: Armazenamento, quando se reserva a energia captada e circulada nos
centros energéticos, para usar quando necessário.
A Técnica consiste em
movimentos harmônicos aliados à respiração e que devem ser praticados com
grande concentração; possuem muitas posturas que fluem normalmente de uma para
a outra, através de movimentos lentos e graciosos, é relatado para induzir o
controle emocional, aumentar a flexibilidade do corpo, aumentar o tônus,
melhorar a oxigenação, diminuir a dor e a fadiga. Daoyin Qigong requer gasto de
energia muito baixo, o que o torna de fácil acessibilidade.
De modo geral a prática de
Daoyin Qigong corresponde a um conjunto muito amplo de técnicas de exercícios
corporais. Seus movimentos e posturas são realizados de modo coordenado a
determinadas atitudes psíquicas - uma tranquilização emocional e a manutenção
de um estado de atenção relaxado. Além disso, outro fator importante é que os
exercícios são coordenados com a respiração, e desse modo, ela não pode ser
feita de forma forçada, mas sim naturalmente junto aos movimentos. A tríade -
movimento e postura corporal, atitude psíquica, coordenação respiratória - é
essencial e fundamental a esta classe de exercícios terapêuticos sendo que na ausência
de qualquer um destes elementos a técnica se perderia. A série de exercícios
pode ser feita com o corpo parado ou em movimento, nas posições deitadas,
sentada ou em pé.
3.
JUSTIFICATIVA
Atualmente na literatura são
raros os trabalhos qualitativos envolvendo pacientes com Síndrome
Pós-Poliomielite e Daoyin Qigong. A abordagem qualitativa nos permite uma visão
diferente da abordagem quantitativa, pois o paciente tem a liberdade de se
expressar não se limitando, demonstrando
aquilo que é valorizado por eles.
4.
MÉTODO
4.1
Tipo
de estudo:
Estudo retrospectivo de casos.
4.2
Casuística:
Participaram do estudo
indivíduos previamente selecionados para a atividade de Daoyin Qigong, com
idade entre 30 e 59 anos, do sexo masculino e sexo feminino, tendo como idade
média geral de 53 anos, apresentando queixas de dor, fadiga e
hipersensibilidade ao frio, cujo cadastro constava no ambulatório de SSP, no
setor de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo
(UNIFESP).
O estudo foi realizado no
Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares/UNIFESP, tendo a aprovação do
comitê de ética dessa instituição, CEP 0529/09 30/04/2009. Após concordância
com o termo de consentimento livre e esclarecido, os pacientes com síndrome
pós-poliomielite foram convidados a participar voluntariamente da pesquisa.
O presente estudo teve a
aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo em
30/04/2009 devido ao fato desde trabalho estar vinculado a uma linha de
pesquisa do Ambulatório de Medicina Tradicional Chinesa/Setor de Investigação
de Doenças Neuromusculares dessa instituição que vem sendo executada há oito anos.
4.3
Método
de Avaliação:
Foi através de relatos
pessoais (diários, semanais ou ao fim do período de três meses) dos
participantes do estudo, onde foi solicitado que os pacientes descreveriam suas
sensações e percepções corporais ao longo de três meses de prática do Daoyin
Qigong.
4.4
Critérios
de Inclusão:
1. Todos os pacientes com história prévia de poliomielite sob a
forma paralítica e que tinham diagnóstico de síndrome pós-poliomielite, queixa
de intolerância ao frio, dor e fadiga.
2. Todos os pacientes assistidos e que tinham cadastro no
ambulatório de síndrome pós poliomielite, no setor de doenças neuromusculares.
3. Todos os pacientes síndrome pós-poliomielite, desde que sejam
voluntários para o presente estudo.
4. Pacientes entre 30 e 59 anos, sendo 30 anos uma margem de
segurança ao estudo, considerando que a média dos novos sintomas apontados em
alguns estudos, foi um platô de recuperação funcional em média, 14 anos ou mais
e posteriormente apresentam a síndrome pós-poliomielite. Porém, no Brasil,
Oliveira e Maynard(25) em seu estudo aponta 30,2 e Quadros (26), Oliveira e
Silva trazem uma média de 38 anos, e que o fato de a vacinação em massa no
Brasil ocorreu em 1980. A idade máxima aceita para a pesquisa será de 59 anos,
pois a partir desta surgem problemas de senilidade, como fatores hormonais e
osteoporose, mascarando os resultados.
5. Pacientes que apresentaram no momento da avaliação índice de
massa corporal (IMC) abaixo de 29.5, critério adotado pela equipe de nutrição,
evitando assim, prejuízo e interferência de estudo que estava em andamento no
setor.
6. Todos os pacientes submetidos à intervenção de Daoyin Qigong.
4.5
Critérios
de Exclusão:
1. Todos os pacientes que constaram no prontuário doenças
associadas que mimificam a síndrome pós-poliomielite e pacientes com
diagnóstico de sequela de pólio estável.
2. Todos os indivíduos com diagnóstico definido de síndrome
pós-poliomielite que apresente dificuldade para controle de tronco.
3. Todos os indivíduos com diagnóstico de alterações vasculares
periféricas.
4. Todos os pacientes com diagnóstico de síndrome pós-poliomielite
e que estavam sobre intervenção de dieta alimentar.
5. Todos os indivíduos que estavam com IMC acima de 29.5, no
momento da avaliação, em função do critério adotado pela equipe de nutrição,
evitando assim, prejuízo e interferência de estudo em andamento já no setor.
6. Todos os pacientes que se recusaram a fazer as anotações.
4.6
Método
de Intervenção:
Os participantes do estudo
realizaram a técnica dos 8 (oito) movimentos do Daoyin Qigong, 3(três) vezes
por semana, sendo cada sessão de duração de 40 (quarenta) minutos, num período
de 3 (três) meses de 24/08/09 a 09/12/09.
4.6.1
Daoyin
Qigong
Mang Zhong
1. Volte às palmas das mãos para fora e levante-as acima da cabeça,
desenhando um círculo no ar com as duas.
2. Com o tronco ereto, encolha-o o máximo que puder.
3. Levante o tronco, fique ereto, sentindo a coluna reta entre as
mãos acima da cabeça sustentando o céu.
4. Estique os braços para cima como se quisesse empurrar o céu.
5. Solte o corpo, vire as palmas para baixo e repita o movimento.
Da Shu
1. Com o tronco ereto e com as mãos soltas ao longo do corpo.
2. Gire o tronco e olhe por sobre o ombro esquerdo.
3. Gire o tronco e olhe por sobre o ombro direito.
Qing Ming
1. Fique na posição sentada e costas retas.
2. O braço direito se flexiona com os dedos indicador e médio
esticados como se
fossem pontas da flecha prestes
a ser lançada.
3. Incline o corpo para a esquerda, esticando o braço direito e
puxando o cotovelo do
braço esquerdo para trás.
4. Solte o braço direito curvando-o na frente do peito com os dedos
da mão
crispados.
5. Encolha o braço esquerdo esticado, o dedo indicador e médio.
6. Incline o corpo para a direita, esticando o braço esquerdo e
puxando o cotovelo do
braço direito para trás.
Yun Shou
1. Sentado, com as costas retas e os braços pendendo dos lados.
2. Levante o braço direito com a palma da mão voltada para baixo.
3. Ao mesmo tempo, o braço esquerdo se curva para dentro do corpo
com a palma da mão voltada para baixo.
4. Estique o braço direito acima da cabeça e empurre para baixo com
a palma da mão esquerda.
5. Gire o tronco para esquerda, baixando o braço direito e
levantando o braço esquerdo.
6. Estique o braço esquerdo acima da cabeça, e empurre para baixo
com a palma da mão direita.
7. Gire o tronco para direita baixando o braço esquerdo e volte ao
segundo movimento.
Bai Lu
1. Na posição sentada, costas retas e as mãos sobre as coxas.
2. Solte a coluna e tente por três vezes encostar a cabeça no
joelho direito.
3. Volte à posição central.
4. Solte a coluna e tente por três vezes encostar a cabeça no
joelho esquerdo.
5. Gire o tronco no sentido horário e no sentido anti-horário.
Jing Zhe
1. Curve o corpo para frente, encolhendo a barriga, os braços
simulando um pêndulo.
2. Levante o corpo e erga os braços até a altura da cintura.
Abra-os na altura da cabeça e dobre os braços na frente do peito até encostar
os dois cotovelos (solte devagar).
3. Solte os braços e o ar restante, curvando o corpo para frente,
encolhendo a barriga.
4. Retorne ao movimento inicial e repita o movimento.
Qiu Fen
1. Sentado, costas retas e braços do lado do corpo.
2. Incline e gire vagarosamente, alternadamente, a coluna
enterrando o pescoço nos ombros.
3. Estique a coluna, puxando os ombros para trás e esticando o
pescoço para frente.
Li Qiu
1. Curve vagarosamente o corpo para frente, olhando para frente com
os braços relaxados.
2. Encoste o queixo no peito.
3. Desenrolando, levante o corpo e incline para trás.
4. Rode os braços para fora e volte às palmas para frente e volte
para o movimento inicial.
5.
RESULTADOS
Foram analisados seis relatos
de casos dos quais, 6 indivíduos relataram sensações corporais durante e ao
longo da prática (100%), 4 mudanças nos hábitos alimentares (66,6%), 5
relataram que começaram a sonhar e ter lembrança dos mesmos (83,3%), 2 notaram
mudanças comportamentais (33,3%) e 2 notaram mudanças nos aspectos emocionais
(33,3%), conforme quadros 1 e 3.
Quadro 1 – Sensações do corpo, Hábitos alimentares, Sono/Sonho,
Mudanças Comportamentais, Aspectos Emocionais.
Pacientes
|
SENSAÇÕES
DO
CORPO
|
HABITOS
ALIMENTARES
|
SONO/SONHOS
|
MUDANÇAS
COMPORTAMENTAIS
|
ASPECTOS
EMOCIONAIS
|
AGT
|
1
|
1
|
1
|
0
|
0
|
FATG
|
1
|
1
|
1
|
0
|
0
|
IMA
|
1
|
1
|
1
|
0
|
0
|
JGVP
|
1
|
0
|
1
|
1
|
0
|
MAS
|
1
|
0
|
0
|
0
|
1
|
ZC
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Nos quadros 2 e 4, podemos
observar: 5 indivíduos relataram melhoras na motilidade dos intestinos (83,3%),
2 relataram sensações de calor e aumento da sudorese (33,3%), 2 relataram gosto
amargo na boca (33,3%) e 2 obstrução nasal (33,3%).
Quatro 2 – Regularização do intestino, Calor/Suor, Gosto Amargo,
Obstrução Nasal.
Pacientes
|
Achados clínicos
|
||||
|
REGURALIZAÇÃO
DO
INTESTINO
|
CALOR/SUOR
|
GOSTO AMARGO
|
OBSTRUÇÃO
NASAL
|
|
AGT
|
1
|
0
|
1
|
0
|
|
FATG
|
1
|
0
|
0
|
0
|
|
IMA
|
1
|
0
|
0
|
0
|
|
JGVP
|
1
|
1
|
0
|
1
|
|
MAS
|
0
|
0
|
0
|
0
|
|
ZC
|
1
|
1
|
1
|
1
|
|
Quadro 3: Resultados em Porcentagem
DOMINIOS
|
SENSAÇÕES
DO
CORPO
|
HABITOS
ALIMENTARES
|
SONO/SONHOS
|
MUDANÇAS
COMPORTAMENTAIS
|
ASPECTOS
EMOCIONAIS
|
PACIENTES
|
100%
|
66,6%
|
83,3%
|
33,3%
|
33,3%
|
Quadro 4: Resultados em Porcentagem.
|
Achados clínicos
|
||||
DOMINIOS
|
REGULARIZAÇÃO DO
INTESTINO
|
CALOR/SUOR
|
GOSTO AMARGO
|
OBSTRUÇÃO
NASAL
|
|
PACIENTES
|
83,3%
|
33,3%
|
33,3%
|
33,3%
|
|
6.
DISCUSSÃO
Este estudo teve por objetivo
analisar qualitativamente os efeitos de um programa de tratamento através de
exercícios de Daoyin Qigong para pacientes com SPP sendo 50% do sexo feminino e
50% do sexo masculino tendo como idade média geral de 53 anos, apresentando
queixas de dor, fadiga e hipersensibilidade ao frio.
No caso de existência de
alguma doença ou desequilíbrio recomenda-se anotar e registrar os efeitos da
prática do Daoyin Qigong no período de 3 a 6 meses então poderá se fazer uma
avaliação e perceber os seus efeitos.
Durante as 12 semanas de
realização da prática dos exercícios de Daoyin Qigong, os participantes
observaram alterações na percepção do corpo, nos hábitos alimentares, sonhos e
sono, mudanças no comportamento e nos aspectos emocionais.
Outras alterações presentes
também durante a prática do Daoyin Qigong como: regularização do intestino,
excesso de calor e suor, gosto amargo na boca e obstrução nasal.
Atualmente na literatura há
apenas três trabalhos científicos, publicados em anais de congresso, envolvendo
pacientes com SPP e Daoyin Qigong.
6.1
Sensações
do Corpo
Sensação é o processo pelo
qual os receptores sensoriais detectam e, depois, fazem a transformação dos
estímulos externos e internos em impulsos neurais, que serão distribuídos
por várias áreas do sistema
nervoso central para continuar o processo que constitui a percepção.
A percepção inclui processos
cognitivos superiores, como discriminar, reconhecer, interpretar e compreender
as informações que entram e são integradas com outros processos cognitivos,
como o aprendizado e a memória, ou seja, a percepção é o modo como,
compreendemos os eventos ocorrentes a nossa volta, de modo que possamos
adquirir e acumular conhecimentos sobre o mundo em que vivemos.
|
“Quando iniciei os
exercícios eu tinha muita tontura e dores na coluna lombar, com o passar do
tempo fui conhecendo melhor o meu corpo e comecei a respeitá-lo (limites),
daí as
tonturas e as dores
diminuíram de frequência, (IMC)”.
|
Todos os participantes do
estudo aumentaram suas percepções e sensações do corpo, segundo seus relatos
aprenderam a enxergar como cada área do seu corpo reage mediante a
execução dos exercícios, e
isso foi importante para a correta execução dos mesmos.
|
“É maravilhoso! Sinto
nitidamente meus dedos e calcanhar
apertando o chão, sei que
ainda não vejo o dedo mexendo,
mas sinto lá dentro ele
mexendo e uma forte intenção que às vezes fico com medo de exagerar e cansar,
(MAS)”.
|
Segundo Lam, pessoas que
sofreram cirurgias ou que tenham algum ferimento recente poderão sentir dor no
local, esta sensação é esperada, uma vez que sua atenção está voltada
para seu corpo e sua
consciência corporal se torna maior e mais sensível. O treinamento intensifica
a circulação do sangue e da energia no corpo, inclusive naquelas regiões que
foram
danificadas ou bloqueadas.
6.2
Hábitos
Alimentares e Regularização do Intestino
|
“Com
a evolução dos exercícios percebi que estava emagrecendo, meu intestino
estava funcionando todos os dias, o que era raríssimo, isso já foi uma grande
vitória!!!!
Também
mudei alguns hábitos alimentares, acrescentei mais frutas (melão), eu
detestava, e agora não pode faltar, (IMC)”.
|
Foi encontrado na maioria dos
participantes, uma mudança dos hábitos alimentares. Eles começaram a selecionar
o que iriam ingerir, isso sugere uma alteração do corpo, que estava funcionando
de uma forma diferente, selecionando aquilo que ele estava precisando e não
necessariamente os gostos do praticante. Como conseqüência, podemos observar
também uma redução do peso corporal relatado pelo indivíduo.
|
“Fiquei mais seletivo quanto
à alimentação. O meu peso diminuiu, (FQTG)”.
|
É possível perceber o aumento
da motilidade do estômago e do trato gastrintestinal, ocasionado através da
respiração que massageia as vísceras internas, com a excursão do diafragma.
Regulação do sistema neurovegetativo, que ajusta de maneira eficiente o
controle das funções viscerais, estômago, durante a prática ou depois,
ocasionando gases, ronco no estômago, todas estas reações são esperadas e estão
ligadas a uma rotina de muito tempo de uma vida desregrada e de tensão. Este
aumento das contrações no estômago e do peristaltismo ao longo do trato
intestinal, ajudando a eliminar toxinas que estão aprisionadas, decorrente da alimentação
inadequada, estresse e uma rotina incompatível com a natureza de cada indivíduo.
Segundo Ramos (2010), alguns indivíduos, pode apresentar quadros de vomito ou diarréia
durante a prática dos exercícios, e podem pensar que isso se deve a alguma
coisa que elas comeram. Entretanto, não é esse o caso. Quando a energia começar
a fluir, ela atua como um agente de filtro para o corpo e seus órgãos. A
diarréia que costuma ocorrer não é do tipo comum, normalmente não apresenta
quadros de cólicas. As fezes talvez fiquem muito escuras e viscosas. Isto é
classicamente explicado como sendo resultado dos venenos que foram acumulados
no esôfago, estômago, intestinos e outros órgãos durante anos, e que agora
estão sendo expelidos.
6.3
Sono
e sonhos
|
“O sono melhorou, estou
dormindo mais, tenho lembrado mais dos sonhos, a maioria relacionados com o
meu dia-adia, (FQTG)”.
“Tenho sonhado com bastante
clareza e não tenho dificuldade de lembrar pela manhã, (JGVP)”.
|
Os participantes também
observaram que houve uma melhora na qualidade do seu sono. Seus sonhos também
passaram a ser mais claros, o que sugere uma mente mais calma. As mais recentes
pesquisas nas áreas da psicologia e fisiologia apontam para uma estreita relação
entre o estado mental e o estado físico33. Um estado mental tenso ou depressivo
pode levar à disfunções fisiológicas que geram estados patológicos no
organismo. Ao contrário, uma mente aberta e otimista e um estado emocional
alegre contribuem para a manutenção do equilíbrio entre mente e corpo,
alteração das condições patológicas, fortalecimento da saúde e eliminação de
doenças. Esse é justamente o princípio da prática do Daoyin Qigong. Tais resultados
só podem ser atingidos se esse método for apreendido individualmente, treinado pacientemente
e vivenciado atentamente.
6.4
Mudanças
Comportamentais
|
“Estou fazendo os exercícios
mais concentrado e tentando visualizar os movimentos interiores do meu corpo,
(JGVP)”.
“Estou conseguindo me
concentrar melhor na leitura, (ZC)”.
|
Em alguns participantes também
houve alterações nas mudanças comportamentais (melhora da concentração) e nos
aspectos emocionais como consciência de que precisa mudar. A prática do Daoyin
Qigong permite a regulação da respiração e concentração da mente, o que
tranquiliza a atividade emocional, eliminando os estados depressivos, ansiosos,
irritadiços, perturbados, conduzindo o praticante a um estado de ausência de
“eu” e ausência de desejos, o que contribui para fazer descer o fogo do fígado,
equilibrando seu Qi.
6.5
Calor
/ Suor
|
“A transpiração durante o
exercício é intensa, mas com sensação boa, como se estivesse expelindo pelos
poros toda a energia negativa, (IMC)”.
“Acordei pela primeira vez
com calor (suando), há anos que eu não sei o que é suor, (ZC)”.
|
O calor relatado por esses
participantes é um fator positivo no que diz respeito a terapias para pacientes
que sofrem com intolerância ao frio. Ao realizar os exercícios observaram um
aumento e preservação do calor corporal por determinado período.
|
“Durante os exercícios eu
soluçava muito tendo que parar o exercício, tomar água, respirar e depois
reiniciar a série de exercícios, (IMA)”.
|
De acordo com Lam,
normalmente, depois de você estar em qualquer das posições por 20 minutos, a
temperatura do corpo sobe. Algumas pessoas começam a suar bastante, dependendo
de sua constituição e da dificuldade da postura que elas adotaram. Ao mesmo tempo,
seu sistema digestivo é estimulado e os movimentos constantes de seus
intestinos ficarão mais fortes e mais rápidos. Isso pode produzir soluços,
eructações, flatulências e ronco no estômago durante a prática.
6.6
Gosto
amargo na Boca / Obstrução Nasal
|
“Gosto amargo na boca,
(AGT).”
|
Alguns pacientes também
relataram a presença de gosto amargo na boca.
Outro achado encontrado na
pesquisa foi à obstrução nasal.
Quando se pratica Daoyin
Qigong, algumas mudanças ocorrem no corpo, mudanças biológicas de recuperação
de um estado de desequilíbrio ou patológico. A prática nãoadequada trará
sensações desagradáveis. Entretanto, algumas reações são esperadas durante a prática
correta, como por exemplo, o aquecimento da região localizada abaixo da
cicatriz umbilical, isto pode estar relacionado com o aumento do fluxo
sanguíneo, velocidade e volume local. Algumas sensações tendem a diminuir com a
prática, como tremores, pulos e fasciculações, isto dependerá do grau de
acometimento e sua cronicidade. Outras reações podem exacerbar-se apontando
quadros de desequilíbrios como sintomas de gosto amargo na boca, falta de
apetite, aversão a alimentos gordurosos, problemas digestivos, náusea, vômito, diarréia
quente na MTC, sugere “umidade-calor do fígado e vesícula biliar”, quando a umidade
se acumula em um corpo e se combina com o calor no fígado e vesícula biliar,
essa síndrome de excesso se desenvolve.
Obstrução nasal, quando o frio
penetra no meridiano do pulmão, este pode se transforma em calor e impede que a
respiração distribua o sopro pelo resto corpo. Assim esta má circulação
energética gera a obstrução nasal.
CONCLUSÃO
Foram encontradas alterações
dos pacientes com Síndrome Pós Poliomielite, no decorrer de 12 semanas de
prática com exercícios de Daoyin Qigong tais como: aumento da sensação e
percepção corporal, regularização do intestino, mudanças nos hábitos
alimentares, melhora na qualidade do sono, e sonhos mais claros, aumento do
calor corporal, mudanças de comportamentos. Outros achados presentes na
população foram: obstrução nasal e gosto amargo na boca.
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