27 setembro 2012

Conhecimento de profissionais da saúde sobre a síndrome pós-poliomielite

Estudo conduzido por professor do CAJ tem o objetivo de investigar o conhecimento de profissionais da saúde sobre a síndrome pós-poliomielite.

A síndrome pós-poliomielite (SPP) é uma doença que pode acometer pessoas que no passado tiveram a forma paralílitica da poliomielite. Entretanto, essa doença é relativamente desconhecida pelos profissionais da saúde, conforme aponta o Prof. Dr. Claudio Andre Barbosa de Lira do curso de Ciências Biológicas do CAJ-UFG. Segundo o professor, o tratamento do paciente com a SPP depende de uma equipe multidisciplinar com a presença de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos e etc. Como o sucesso do tratamento de qualquer doença depende do conhecimento que os profissionais tem sobre os aspectos clínicos da doença, o desconhecimento dessas características podem prejudicar o tratamento do paciente. No estudo conduzido pelo Prof. Claudio, o objetivo é justamente avaliar o nível de conhecimento de profissionais da saúde sobre a SPP.
O estudo é finaciando pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) (finacinamento de R$22.187,00) e conta com a participação de duas estudantes do curso de Biomedicina (das quais uma é bolsista do CNPq) e uma estudante do curso de Enfermagem.
Caso você seja profissional da saúde e deseje participar da pesquisa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário