25 fevereiro 2014

Iniciativa pioneira no Brasil cria o primeiro centro de referência em ANTROPOSOFIA APLICADA A SAÚDE dos pacientes com Síndrome Pós-Poliomielite com foco na Dor Crônica e Qualidade de Vida.



O Ambulatório de Antroposofia aplicada a Saúde, funciona todas às segundas-feiras a tarde junto ao Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na Rua Estado de Israel, 899, Vila Clementino – São Paulo, inicia pesquisa com pacientes diagnosticados com Síndrome Pós Poliomielite que possuam Dor Crônica.
A equipe de saúde do Ambulatório de Antroposofia conta com aproximadamente 20 profissionais como médicos, fonoaudiólogas, enfermeiras, psicólogas, nutricionistas e terapeutas artistas com formação tradicional complementada pela Antroposofia. Nosso Ambulatório se dedica em contribuir na melhoria da dor crônica e da qualidade de vida em portadores de Síndrome Pós Poliomielite utilizando um protocolo de atendimento que inclui terapias tópicas (uso local) como o gel para dor composto por plantas medicinais e as terapias externas como escalda-pés e massagem com óleos especiais. Adicionalmente realizamos um tipo de terapia do movimento que refaz o desenvolvimento neuromotor e um trabalho com aquarela voltado para este mesmo objetivo, naturalmente respeitando as limitações individuais de movimento.
Uma vez que atingimos um bom resultado na redução das dores e melhora da qualidade de vida no primeiro ano de atendimento, apresentado no Simpósio de SPP nos sentimos encorajados a propor uma expansão dos atendimentos embasados em pesquisa apoiada pelo Ministério da Saúde. Enfim, fomos selecionados pelo edital do CNPq (órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia que financia pesquisas) com o nosso projeto de Dor e Síndrome Pós Poliomielite que se iniciará em março de 2014 para 32 pacientes.
Estamos convidando e convocando neste momento indivíduos portadores de Síndrome Pós Poliomielite que possuam Dor para atendimento no nosso Ambulatório tanto para a pesquisa como para atendimento fora da pesquisa.
Em função das condições físicas do Ambulatório e da natureza do protocolo, existem fatores de inclusão e exclusão específicas para a seleção dos grupos. Como ainda não temos acesso para as cadeiras de roda para o segundo andar,  teremos que definir diferentes atividades para diferentes grupos.
Gostaríamos de solicitar aos interessados que se cadastre para serem acompanhados pelo nosso Ambulatório que terá todo carinho e dedicação.

Entre em contato pelo endereço eletrônico: pesquisadospp@gmail.com respondendo às seguintes questões:
  
Nome completo:
Idade:
Endereço:
Locomoção: (diga se é cadeirante ou não)
Responda SIM ou NÃO as próximas perguntas:
Consegue subir escada?
Participa de outro projeto de pesquisa no momento?
Possui dor?
Tem disponibilidade de comparecer toda segunda-feira às 13 horas no Ambulatório da Neuromuscular durante 3 meses?


Dr. Ricardo Ghelman, PhD

Coordenador do Ambulatório de Antroposofia aplicada a Saúde

Prof. Dr. Abraão Augusto J. Quadros

Coordenador do Ambulatório de Síndrome Pós Poliomielite

Prof. Dr. Acary Souza  Bulle Oliveira, PhD

Chefe do Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário